EVENTO

Centro de Lançamento da Barreira do Inferno sedia Olimpíada Brasileira de Satélites

Evento tem como objetivo promover experiências teóricas e práticas em projetos de satélites de pequeno porte
Publicada em: 15/12/2023 18:17
Imprimir
Fonte: CLBI
Edição: Agência Força Aérea

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), Organização Militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), sediou a 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT MCTI) nas etapas regional (nordeste) e nacional. As atividades aconteceram entre os dias 04 e 08/12.

O evento é uma Olimpíada Científica de abrangência nacional, concebida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI), pela Liga Amadora Brasileira de Rádio Emissão (LABRE), pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e pela Universidade de São Paulo (USP).

O evento tem como objetivo promover experiências teóricas e práticas em projetos de satélites de pequeno porte, difundindo a cultura aeroespacial para estudantes e professores de instituições de ensino de nível médio, técnico profissionalizante e universitário.

O CLBI proporcionou todo apoio técnico e operacional, imprescindível para garantir a segurança e efetividade da atividade de lançamento do Foguete PESL (da sigla em inglês Pion Educational Satellite Launcher) e do balão meteorológico, conforme os projetos de satélites aprovados pela Comissão de Avaliação da OBSAT.

Neste cenário operacional, todos os protocolos de coordenação e execução exigidos foram rigorosamente cumpridos, garantindo a prontidão e a segurança operacional dos eventos.

No espaço do Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo (CVT-ESPACIAL), localizado no CLBI, foram realizadas, ainda, as atividades de apresentação e avaliação dos projetos submetidos nas fases correspondentes da Olimpíada.

O Diretor do CLBI, Coronel Aviador Erivando Pereira Souza, ratificou o propósito que norteia a missão institucional do Centro ao executar e prestar apoio às atividades científico-tecnológicas no campo do Poder Aeroespacial. “O CLBI-DCTA vem estimulando o conhecimento e o interesse pelo trabalho realizado pelos nossos profissionais, por meio de visitas de instituições educacionais em todos os níveis, a fim de impulsionar a imaginação das crianças, dos jovens e até dos adultos de todas as regiões do país. Além disso, tivemos a oportunidade de receber eventos como a OBSAT, para termos na prática lançamentos e testes de engenhos das áreas de ciência, tecnologia e espaço, como foguetes e satélites”, destacou o Oficial Superior.

O Diretor também ressaltou que a tríade “preparar, lançar e rastrear” é o DNA do Centro e está alinhada com as demandas do Programa Espacial Brasileiro, indo desde o mundo estudantil e acadêmico até os eventos de grande porte. “A motivação e a vibração desses jovens e seus orientadores renovam nossas energias e nos trazem esperança para o futuro”, completou.

Fotos: CLBI